2 problemas comuns de e-mail e o que fazer sobre eles. Quando funciona bem, o e-mail pode ser ótimo. É difícil superar o e-mail para tudo, desde manter contato com a família até solicitar informações de empresas ou outras organizações. Quer enviar a mesma mensagem para várias pessoas? Comunicar com alguém em todo o continente? Transmitir fotos, manuscritos ou outras informações? Para velocidade e eficiência, esse meio virtualmente instantâneo é um dos recursos mais convenientes da vida moderna.
Mas o e-mail não está isento de problemas. Se você digitar o nome de um destinatário pretendido, mas sua mensagem continuar voltando, você pode não estar cantando os elogios do e-mail. Idem para anexos que não abrem ou outros incômodos. Com um pouco de paciência, porém, você pode facilmente superar a maioria dos problemas de e-mail. O que se segue são 4 problemas comuns de e-mail, juntamente com soluções para superá-los.
Problema – Mensagens devolvidas
Este pode ser o mais frustrante de todos os problemas de e-mail. Depois de dedicar um tempo para criar uma mensagem, você clica no botão “enviar” e considera sua tarefa cumprida. Mas a próxima coisa que você sabe, a mensagem aparece em sua caixa de entrada com um título que não chegou ao destinatário pretendido.
Soluções
Primeiro, verifique se o endereço do destinatário foi inserido corretamente. Isso pode parecer óbvio, mas às vezes a única coisa errada é uma letra mal colocada, o uso de “com” em vez de “net” ou algum erro semelhante. Se você souber o endereço correto, é uma questão simples de verificar cada caractere. Caso contrário, talvez seja necessário experimentar enviando várias mensagens ou inserindo endereços alternativos com pequenas variações. Sob essa abordagem, você simplesmente acompanha quais mensagens são devolvidas e as compara com a lista geral de endereços que você usou. Se você enviou quatro variações, mas apenas três foram devolvidas, você resolveu o problema pelo processo de eliminação.
Às vezes, a fonte do seu problema está no destinatário. Se as mensagens para outros endereços passarem, mas falharem aqui, tente entrar em contato com o destinatário pretendido por outros meios e relate a situação. A causa pode variar de um problema temporário com o servidor do destinatário a uma mudança para outro provedor de e-mail ou uma caixa de entrada cheia. Nesse caso, simplesmente esperar pode ser o melhor recurso. Ou pode ser necessário um telefonema ou outra comunicação de sua parte para obter o endereço de e-mail correto. Se todas as suas mensagens estiverem sendo retornadas, você pode ter um problema de conexão. Veja abaixo para mais detalhes.
Problema 2 – Você perdeu sua conexão
Às vezes, uma falha no envio ou recebimento de e-mail pode ser atribuída a uma perda de conexão com seu provedor de serviços de Internet.
Soluções
Se você vir uma mensagem de “falha ao conectar” ou “sem resposta” ou tiver determinado que não conseguiu se conectar, verifique novamente se não há problemas físicos.
Primeiro, verifique seus cabos e conexões. Se você usa um modem dial-up, ouça para certificar-se de que ele produz o som normal de discagem de alta frequência. Caso contrário, o problema pode ser uma conexão solta. Localize o cabo telefônico que vai da parte traseira do computador até a tomada do telefone e certifique-se de que cada extremidade esteja bem conectada.
Se você não ouvir o som de discagem esperado, verifique se o cabo telefônico não está danificado. Se parecer desgastado, substitua-o por um novo. Outras etapas incluem certificar-se de que a linha está conectada à porta correta e verificar a tomada telefônica conectando o cabo a uma tomada diferente. Se você ouvir o som de discagem após qualquer uma dessas etapas, você fez uma conexão bem-sucedida.
Os problemas de conexão podem ser mais comuns com modems dial-up do que com conexões de banda larga, mas estas últimas também dependem de conexões físicas. Um fio solto ou cabo mal conectado pode ser facilmente problemático. Às vezes, ocorre uma falha que pode ser melhor resolvida repetindo partes do processo de configuração inicial. Uma solução simples elogiada pelos representantes de serviços técnicos da Verizon para alguns clientes de DSL (linha de assinante digital) é desconectar as três linhas da parte traseira do modem e reconectá-las em uma ordem especificada. Quando esta ação é executada, a conexão online é imediatamente recuperada.
Se você estiver online, mas continuar sendo interrompido, a conexão perdida pode ser o resultado de um comando de software não intencional. No Outlook Express, por exemplo
le, você encontrará o comando “Desligar quando terminar”. Se a caixa na frente desta frase estiver marcada, a conexão será cortada automaticamente toda vez que você enviar ou baixar e-mail. Às vezes, um clique mal direcionado do mouse fará com que você marque a caixa, mesmo que você não perceba. Basta clicar na marca de seleção para fazê-la desaparecer e as interrupções cessarão.
Esses 2 problemas comuns de e-mail são muito fáceis de determinar e, quando corrigidos, tornarão sua experiência de e-mail mais agradável.